sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Hare Krishna



















A filosofia Hare Krishna é muito vasta, mas os ensinamentos básicos são:

1. Crença em um único Deus, mas que tem infinitos nomes e infinitas formas conforme Suas infinitas qualidades. O nome principal de Deus é Krishna, que significa "O Todo-Atrativo", e, portanto, engloba todas as demais qualidades.
2. Krishna possui seis opulências principais: beleza, inteligência, força, fama, riqueza e renúncia. Tem o corpo azulado, rosto juvenil, e gosta de tocar flauta e brincar em companhia de Seus servos e servas em Sua morada espiritual.
3. Não somos o corpo, mas almas espirituais eternas, plenas de conhecimento e bem-aventurança.
4. A alma espiritual vem ao mundo material por ilusão. Todos os seres vivos (plantas, animais e seres humanos) são almas espirituais, presas a um ciclo de nascimentos e mortes na Terra e em outros planetas materiais. Conforme suas ações em vida, a alma recebe um corpo apropriado após a morte. Isso é denominado karma.
5. Na forma de vida humana a alma tem a oportunidade de voltar ao mundo espiritual. Para isso, deve desenvolver "consciência de Krishna" - reviver sua consciência espiritual original que está adormecida e, assim, servir a Deus com amor espontâneo. De acordo com os Vedas, se a pessoa não pratica algum tipo de espiritualidade, sua vida é idêntica à dos animais: resume-se em comer, dormir, defender-se e acasalar-se.
O sistema doutrinário dos seguidores de Prabhupada não está limitado à questão teológica: abrange todos os campos do comportamento humano, como alimentação, vestuário, organização familiar, etiqueta, organização social, economia, higiene, arquitetura, belas artes, música, dança, literatura, astrologia, concepções pedagógicas, técnicas agrícolas e pecuárias, etc. Enfim, é um sistema completo e com características bastante peculiares, que muitas vezes destoam daquilo que os ocidentais considerariam comum.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Hare_Krishna


Pé_No_Mundo -
Maurício do Carmo Souza
Posted by Picasa

Nenhum comentário: