domingo, 31 de janeiro de 2010

Mexico City - México
















Maquete de como é a vista áerea da imensa cidade de Teotihuacan.

Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
A sociedade era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides). Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.
Posted by Picasa

Mexico City - México

















Pirâmide do sol em destaque na cidade de Teotihuacan.
Posted by Picasa

Mexico City - México



Agora que já sabemos um pouco a respeito da Antropologia nada mais justo examinarmos a maior cidade da época Pré-Colombiana
na América chamada " Teotihuacan ".

Nesta maquete podemos ver a cidade e em destaque podemos ver a pirâmide do sol e a da lua.


Teotihuacan ou Teotihuacán, é um sítio arqueológico localizado a 40 km da Cidade do México, no México, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1987.
Teotihuacan foi a maior cidade conhecida da época Pré-Colombiana na América e o nome Teotihuacan é também usado para referir a civilização desta cidade dominante, a qual estendeu a sua influência sobre grande parte da Mesoamérica.
A cidade está situada no que é hoje o município de San Juan Teotihuacán, no Estado do México, México, 40 km a nordeste da Cidade do México, ocupando uma área total de 82.66 km².
Existem evidências arqueológicas de que Teotihuacan terá sido um local multi-étnico, incluindo Zapotecas, Mixtecas, Maias e mesmo Nahuas, por exemplo. Os Totonacas sempre afirmaram que haviam sido eles a construir esta cidade, o que era corroborado pelos Astecas. Na antiguidade esta cidade foi também conhecida pelo nome Tollan, nome este também usado séculos depois para designar a capital Tolteca, Tula. Considera-se que Teotihuacan é a sede da civilização Clássica no Vale do México (o período clássico vai de 292 a.C. até ao ano 900). O primeiro povoado data do ano 600 a.C. Foi um povoamento estratégico com acesso ao rico sistema lacustre do Vale do México, a nascentes de água próximas e numerosas, ao vale de Puebla e à costa de Veracruz. Nas imediações abundavam a obsidiana e a argila, matérias-primas para os seus utensílios.
Todos os diferentes povos que ocuparam as terras mexicanas eram oriundos do norte do continente americano. Alguns deles ficaram por aí, continuando as suas tradições de nómadas. Os que chegaram às terras mais a sul, as terras do México, tornaram-se sedentários e evoluíram em direcção a um sistema cultural que teve o seu apogeu na civilização de Teotihuacan. Aqueles povos ergueram no meio da planície, montes de terra sem muros de retenção. Crê-se que estes montes foram murados por civilizações mais avançadas até à formação das pirâmides. O padre franciscano Bernardino Sahagún, chegado ao México em 1529 recolheu da boca dos nobres astecas muitas lendas e muita da história dos seus antepassados. É o padre Sahagún quem conta que ali se enterravam os principais senhores em túmulos de terra. Esses nobres eram canonizados como deuses e não morriam mas despertavam de um sonho e convertiam-se em espíritos ou deuses. Para os astecas tratava-se de um local lendário e acreditavam firmemente que aí havia sido criado o Quinto Sol, ou Quinto Mundo, ou época actual.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Mexico City - Mexico
















Achei tão interessante esta foto do Mamute
que resolvi publicar.

Estas grades que aparecem na foto na verdade
é um piso de vidro por onde podemos pisar sem problemas
durante a visita ao museu.


Esta foto é boa para dar uma dimensão d aordem de grandeza do Mamute.
Posted by Picasa

Mexico City - Mexico

















Fantástico não é ?

Fóssil de Mamute muito bem conservado !
Posted by Picasa

Mexico City - Mexico
















Esta maquete mostra como seria a caçada de um Mamute
pelos homens de Neandertal.

Achei muito interessante, mas em seguida me surpreendi
realmente pois havia um fóssil de Mamute.
Posted by Picasa

Mexico City - Mexico
















Lucy (also given a second (Amharic) name: dinqineš, or “Dinkenesh,” meaning “You are beautiful” or "you are wonderful"[3]) is the common name of AL 288-1, the nearly 40% complete skeleton of an Australopithecus afarensis specimen discovered in 1974 at Hadar in the Awash Valley of Ethiopia's Afar Depression. Lucy is estimated to have lived 3.2 million years ago[1]. The discovery of this hominid was significant as the skeleton shows evidence of small skull capacity akin to that of apes and of bipedal upright walk akin to that of humans, providing further evidence that bipedalism preceded increase in brain size in human evolution.[4][5] In 1994, a new hominid, Ardi was found, pushing back the earliest known hominid date to 4.4 million years ago. Details of this discovery were finally published in October 2009.[6
Posted by Picasa

Mexico City - Mexico

















Já que o museu é de antropologia,nada melhor do
que começarmos com uma introdução.

Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.[1] A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
Posted by Picasa

Mexico City - México
















Tapete na porta de entrada do Museu de Antropologia.
Este museu é mais velho do que eu !
Posted by Picasa

Ciudad de Mexico - Mexico
















Boa Tarde amigos visitantes,

Desta vez tive a oportunidade de conhecer o Museu
de Antropologia aqui na cidade do México.
Como são inúmeras as fotos então selecionei algumas
que podem ser vistas a seguir.

Esta primeira foto mostra a entrada pricipal do museu
de Antropologia da Cidade do México.


Boa Viagem Virtual !
Posted by Picasa

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ciudad de Mexico - Mexico
















Hola mis amigos,

Esta és una buena recordación de nuestro curso
de Multi Mediation 6.0.

Saludos a todos !

Gabriel , Gustavo, Josue, Victor, Gerson, Fernando,
Carolina y Jose.
Posted by Picasa

México City - México
















Licença que agora bateu uma fome !
Posted by Picasa

México City - México
















Olha a esteira rolante conduzindo os pratinhos
com sushi.

Bacana não é ?
Posted by Picasa

México City - México
















O cardápio é interessante.

Tem a cor do pratinho e o número indica os ingredientes.
Depois é só pegar na esteira o prato desejado.
Posted by Picasa

México City - México

















Hora de jantar ! Delícia de sushi !
Posted by Picasa

Mexico City - México
















Indo para o hotel Novotel !
Posted by Picasa

México City - México

















Terminou o trabalho por hoje !
Posted by Picasa

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mexico City - México
















Vista da janela do hotel Novotel no bairro Santa Fé
na cidade do México.
Pode se ver a construção de um prédio gigantesco
que terá uns 11 andares de estacionamento.
Haja engenharia e tecnologia !
Posted by Picasa

Ciudad de México - México

















Agora sim chegando na cidade do México, hora
de enfrentar mais uma fila e mostrar o visto de entrada
na imigração mexicana.
Posted by Picasa

Panamá City - Panamá

















Indo para o México pela copa airlines fazendo
uma escala rápida na cidade do Panamá.
Posted by Picasa

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

São Paulo - Brasil

















Tem muita gente querendo vir ao México , portanto
prepare sua paciência e boa sorte !




Saludos desde Mexico
Pé_No_Mundo
Posted by Picasa

São Paulo - Brasil

















Olha só ai meu amigo Eugênio comprando uns livros
enquanto nosso visto estava sendo preparado.
Fomos juntos no consulado mexicano afinal ele tambem
virá para o México na próxima semana.


Grande abraço e boa viagem


Saludos desde de la Ciudad de México !
Posted by Picasa

São Paulo -Brasil

















Vista frontal do consulado Mexicano localizado
no jardim europa em São Paulo.

Para saber os procedimentos e documentos necessários
para solicitar um visto por favor consulte o seguinte
site.

www.vistos.com.br
Posted by Picasa

sábado, 23 de janeiro de 2010

Ciudad de Mexico - México



 Namastê a todos visitantes ,


Acabaram se as férias e eu vou colocar o pé no mundo .Para começar o ano de 2010 vou para a cidade do México.Em breve várias fotos, a começar pelo consulado mexicano em São Paulo onde eu renovei meu visto de negócios.


Muchas Gracias y Saludos
Maurício

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram os profetas, que vieram antes de vós.”

.

Há um trecho no livro de Paulo Alves Godoy, “Os quatro Sermões de Jesus”, que resume muito bem o significado desta bem-aventurança: “Bem-aventurados são aqueles que sofreram para elevar, bem alto, o nome de Jesus Cristo, os que tudo fizeram para que a doutrina cristã se implantasse na face da Terra”
Mais vale ser odiado que odiar, ser ofendido que ofender, ser perseguido que perseguir.
Quanto mais rude e dolorosos os golpes recebidos, maior será a recompensa no Céu.
Exemplifiquemos sendo bons e caridosos para com todos os nossos Irmãos. Sejamos simples e resignados.
O Mestre oferece flores celestiais para todos aqueles que perseverem até o fim seguindo os seus ensinamentos.


“Que vosso amor seja sem hipocrisia, detestando o mal e apegados ao bem; com amor fraterno, tendo carinho uns para com os outros, cada um considerando o outro como mais digno de estima. Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração, tomando parte nas necessidades dos santos, buscando proporcionar a hospitalidade.
Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.”


(Paulo – Epístola aos Romanos – Cap. 12, versículos 9 a 14)


Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br


Bibliografia


(1) “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Allan Kardec
(2) “Reflexões sobre as Bem-Aventuranças” – Durval Ciamponi – Ed. FEESP
(3) “Parábolas e Ensinos de Jesus” – Cairbar Schutel – Ed. O Clarim
(4) “Os quatro Sermões de Jesus” – Paulo Alves Godoy – Ed. FEESP
(5) “O Sermão da Montanha” – Rodolfo Calligaris – Ed. FEB
(6) “Sabedoria das Parábolas” – Huberto Rohden – Ed. Alvorada
(7) “Bíblia de Jerusalém” – Ed. Paulinas
(8) “A Voz do Monte” – Richard Simonetti – Ed. FEB
(9) “Evangelho dos Humildes” – Eliseu Rigonatti – Ed. Pensamento
(10) “Elucidações Evangélicas” – Antônio Luiz Sayão – Ed. FEB

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,porque deles é o Reino dos Céus.”

.

Nesta bem-aventurança, Jesus refere-se aos idealistas que ousaram enfrentar as limitações e os preconceitos de suas épocas. Podemos recorrer à História e ver que milhares de cristãos tiveram coragem de proclamar a sua fé e serem conduzidos aos Circos Romanos para serem devorados por feras famintas. Outros homens contestaram dogmas absurdos da Igreja e foram condenados à morte, casos de Giordano Bruno e João Huss. Geralmente estas pessoas são atacadas, caluniadas, encarceradas e até mortas, por defenderem suas opiniões e ponto de vista, mas ficaram para sempre na História como precursoras de novas idéias que contribuiram para reformular a Ciência, a Religião, as Artes, a sociedade.

O verdadeiro reformador jamais recorre à violência e à agressividade para impor as suas idéias. Sempre se dispõe a agir com bondade, dentro da Paz.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”

.

Pacificar é trazer a paz!

Existem pessoas que tem a preocupação em implantar a harmonia e a paz nas nações, as quais nós podemos chamá-las de pacificadoras.
Mahatma Gandhi, um Espírito de grande elevação, foi um verdadeiro pacificador, onde sem usar a espada, os canhões, a violência, conseguiu a independência de seu país, a India, em relação à Inglaterra.
Durval Ciamponi, em “Reflexões sobre as Bem-Aventuranças”, diz que “um pacificador para ser bem-aventurado e fazer jus à recompensa de ser chamado de filho de Deus deve ser pacífico, ainda que injuriado e perseguido em razão da causa divina que defende, renunciando os próprios direitos.”
Gandhi é o perfeito paradigma de um Espírito que se enquandra entre os bem-aventurados, merecendo o atributo de filho de Deus.
Um pacificador também se preocupa em levar a concórdia, o amor, a harmonia e a paz nos seus lares, no ambiente de trabalho, ou seja, em todos os lugares onde esteja presente.
Mas, precisamos lembrar, que antes de levarmos a paz às pessoas, precisamos primeiramente conquistar a nossa harmonia interior. Aliás, ninguém pode ser verdadeiro pacificador dos outros, se não for pacifica¬dor de si mesmo.

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.”

.

Já dizia Santo Agostinho: “concede-se aos puros de coração a faculdade de ver Deus, pois têm puro o olho com que se contemplam as coisas celestiais. Busca o Senhor com a sensibilidade do coração. Um coração puro é um coração sensível. Assim como é necessário ter os olhos sãos, do corpo, para ver a luz natural, não se pode ver a Deus se não tiver purificado aquele que pode percebê-lo”
Ter o coração puro é não dar abrigo a paixões inferiores, tais como: o ódio, a inveja, o orgulho, a maledicência,... As paixões inferiores turvam a visão espiritual.
Kardec diz que: “a pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda a idéia de egoísmo e orgulho. (...) A verdadeira pureza não está somente nos atos, está também nos pensamentos. Porquanto aquele que tem puro coração, nem sequer pensa no mal”.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia.”

.

Misericórdia é ter compaixão da dor alheia. Ser misericordioso é, acima de tudo, suportarmos os defeitos daqueles que nos rodeiam, de não guardarmos qualquer ressentimento, não alimentarmos desejos de vingança, e estarmos sempre dispostos a servir, mesmo sabendo que não obteremos nada em troca e teremos que suportar ingratidão alheia.
Para execermos a misericórdia, não basta somente ter a compaixão pela dor do próximo, é necessário, acima de tudo, fazer algo de concreto para minorá-la.
Kardec nos fala, no “Evangelho Segundo o Espiritismo”, que “a misericórida é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericoridioso não pode ser brando e pacífico. Ela consiste noesquecimento e perdão das ofensas.”

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

“Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.”

.

Cairbar Schutel, em seu livro “Parábolas e Ensinos de Jesus”, diz que: “bem-aventurados os que se revoltam contra a injustiça, mas são resignados e calmos. Ai dos indiferentes, dos acomodatícios, dos covardes, dos servis, que em proveito próprio aplaudem a injustiça”.

Cairbar valoriza as atitudes dos homens que procuram implantar, aqui em nosso próprio planeta, a verdadeira justiça e não deixar nas mãos de Deus, para que seja implantada nos céus.
Podemos tomar como exemplo, Mahatma Gandhi que lutou pacificamente pela justiça entre os homens.
Muitas pessoas, como Gandhi, tem fome e sede de justiça, e lutam por ela dentro de seus lares, no trabalho, na rua, ..., procurando dentro da Lei do Amor e da Sabedoria eliminar as desigualdades e os sofrimentos.

Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra.”

.

A mansidão é característica das pessoas que condenam a violência. São pessoas pacíficas e procuram sempre a paz.
Jesus sempre condenou a violência, a cólera e qualquer tipo de expressão que agrida os semelhantes. Ele fez da brandura, da afabilidade, da calma e paciência uma Lei.
Com as mudanças previstas em nosso planeta, não mais reencarnarão pessoas rebeldes, perversas e violentas. A Terra deixará de ser um planeta de expiação e provas, e passaremos a ser um mundo de regeneração e evolução, onde a felicidade e o amor ao próximo prevalecerá.
Os brandos e pacíficos herdarão a Terra, porque continuarão a viver nela em busca do seu processo evolutivo, e não mais de quitação de dívidas do passado.
Só que essas mudanças não acontecem do dia para a noite. O processo é lento, assim como tem sido a evolução da Humanidade. Mas, já podemos notar alguns sinais de mudanças físicas, sociais e espirituais em nosso planeta.

Quem persistir na prática do Bem, procurando sempre manter a Harmonia, a Paz e a Felicidade, com certeza será um dos candidatos a herdar a Terra.


Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”


Bem-Aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que O amam. (Tiago, cap.1, v.12)
Não basta sofrer! Precisamos sair renovados e extrair ensinamentos dos momentos difíceis. É necessário aceitar o sacrifício e o sofrimento, lembrando que após as horas de amarguras, vem um periodo de tranquilida­de. Como já diz o ditado popular: “após a tempestade surje a bonança”. Mesmo que, durante toda esta existência seja de muita luta e dor, pode ter certeza que experimentaremos uma alvorada gloriosa quando ingressar­mos no plano celestial.
Agora, os que não aceitam os periodos de dificuldades, que se revoltam e vivem reclamando de tudo e de todos, está recusando o débito do resgate, muitas vezes acaba gerando males não programados e amarguras desnecessárias. São lágrimas ácidas e amargas, podendo assim chamar esta recusa da quitação de erros pretéritos.
Vivemos num planeta de expiação e provas, ou seja, a quase totali­dade das pessoas que aqui reencarnaram, estão quitando débitos de vidas passadas, para o devido reajustamento e amadurecimento. Ninguém sofre sem uma causa anterior.
Quando Jesus afirma que todos os que choram serão consolados, quer dizer que a dor sem revolta, redime e eleva.


Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br
 


“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

.

Podemos afirmar que, Jesus prepara o Reino dos Céus para os humildes, para os que tem a simplicidade de coração. A humildade nos aproxima de Deus, enquanto o orgulho nos distancia Dele.
Os “pobres em espírito” são os que tem a modéstia em afirmar que nada sabem, que reconhecem as suas fraquezas e estão constantemente buscando o seu aperfeiçoamento e a lapidação das suas imperfeições.
Não podemos confundir humildade com pobreza. Esta Bem-Aventurança levou muita gente na Idade Média, achando que “bem-aventurados os pobres, que o Reino dos Céus seriam deles”, a abdicar os bens materiais, vivendo na miséria e indigência. Há ricos em matéria que são excelente pessoas, boas e caridosas. Há pobres que são maus, cruéis. E podemos dizer que o contrário também ocorre. O dinheiro pode ser útil para fazer a caridade, como pode ser usado somente para a satisfação pessoal e a ganância.

O que esta Bem-Aventurança diz é que o apego material é um obstáculo para a salvação. Os bens materiais, quando bem aplicados, podem ajudar a melhorar e salvar vidas, trazendo o progresso e a evolução da humanidade.
Jesus coloca a humildade no plano das virtudes que precisamos adquirir para merecermos a glória das almas redimidas.

Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As Bem Aventuranças














Olá Amigos Visitantes,


Sempre gostei de filosofar, mas não sabia o que era isso " Filosofar " nem tampouco sabia que existia um nome para esta investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
Desde de a adolecência  sempre quiz saber de tudo e sempre aborrecia meus pais com a seguintes perguntas
O que é isso ? Por que é assim ?


Lembro de uma pergunta em Curitiba quando tinha uns 6 anos de idade ( começando a ler ) como descrita abaixo:
Dentro de um ônibus avistei uma sorveteria com o nome de Formigão logo após decifrar a palavra  então já lancei a pergunta para minha mãe.

Por que Formigão ? Que nome estranho para uma sorveteria !
Ela sorriu e me explicou que como a formiga gostava muito de doce o dono da sorveteria colocou este nome na sorveteria pois o sorvete também é doce.


Com o tempo  as perguntas foram ficando mais complexas conforme avançava nos estudos, no colégio técnico tive contato pela primeira vez na vida com uma aula de filosofia com um professor que havia sido padre por um bom tempo de sua vida. E me lembro bem que a questão era o significado do "Belo".
Palavra tão pequena mas tão complexa para um grupo de adolecentes.
Senti na pele, o que minha mãe sentia com minhas incontáveis perguntas.


E o tempo foi passando enquanto eu admirava as estrelas, o universo, escutava meus professores da catequese tentando explicar os ensinamentos de Jesus de acordo com o que haviam aprendido e escutado e interpretado e minhas perguntas iam sempre aumentando e as respostas diminuindo pois as perguntas eram mais complexas.  Na faculdade durante meu curso de Engenharia Elétrica minha professora sugeriu
que eu mudasse de curso e fosse estudar Filosofia pois as perguntas que tinha em mente não seriam respondidas durante meu curso de Engenharia. Fiquei confuso, pois como poderia viver filosofando e por outro lado a eletricidade, o magnetismo e o eletromagnetismo  sempre me fascinaram portanto eu tinha que conciliar as duas coisas. Optei então em deixar a filosofia para um segundo plano.

Decidi então terminar meus estudos na Faculdade, consegui um bom emprego, constitui uma família e agora que acredito ter  algumas boas respostas decidi compartilhá-las.

Nunca havia comprendido bem estas sábias palavras.
Vou começar pelas Bem Aventuranças como descrito abaixo:


Após passar quase toda a noite em profunda meditação e em oração com o Deus-Pai, Jesus viu a multidão ali presente na colina, os discípulos foram se aproximando, e o Mestre iluminado pela Luz da Divindade falou:



Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os que choram,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos,
porque herdarão a Terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram os profetas, que vieram antes de vós.”


Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br



Agora que conhecemos a lista das Bem Aventuranças  devemos  interpretá -las para que entendamos seu significado.
Nas próximas postagens discutiremos uma a uma.


Seus comentários e críticas  são muito bem vindos !



Grande abraço a todos
Maurício

sábado, 2 de janeiro de 2010

Filosofia
















Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor.
Os mitos foram, segundo Platão e Aristóteles, a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Os mitos tornaram-se um campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.
Modernamente, é a disciplina ou a área de estudos que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.
As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto a ampliação quanto o questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências".
Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo. Didaticamente, a Filosofia divide-se em:



Alguns filósofos apresentaram a filosofia através de quadros, ou imagens:
  • A principal característica que Aristóteles vê num filósofo é que ele não é um especialista. O sophós (o sábio, tomado aqui como sinônimo de filósofo), é um conhecedor de todas as coisas sem possuir uma ciência específica. O seu olhar derrama-se pelo mundo, sua curiosidade insaciável o faz investigar tanto os mistérios do kosmos (o universo) como o da physis (a natureza), como as que dizem respeito ao homem e à sociedade. No fundo, o filósofo é um desvelador, alguém que afasta o véu daquilo que está a encobrir os nossos olhos e procura mostrar os objetos na sua forma e posição original, agindo como alguém que encontra uma estátua jogada no fundo do mar coberta de musgo e algas, e gradativamente, afastando-as uma a uma, vem a revelar-nos a sua real forma.
  • Para Platão, a primeira atitude do filósofo é admirar-se. A partir da admiração faz-se a reflexão crítica, o que marca a filosofia como busca da verdade. Filosofar é dar sentido à experiência.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pé Quente
















Hola Amigos Visitantes,

Como podem ver comecei o ano novo com o pé direito
e com o esquerdo bem quente.

Feliz 2010 !

Em breve novas aventuras com ou sem Pé Quebrado !

Pé_No_Mundo
Maurício

Pé Quente



















Olá Amigos Visitantes,

Comecei o ano novo com o pé quente !

Feliz 2010 ! Muita Saúde, Paz e Muito Amor !


Abraços

Pé_No_Mundo