quarta-feira, 23 de março de 2011

Athlone - Ireland


Posted by Picasa

Sunset in Athlone !

Athlone - Ireland

Posted by Picasa

Athlone - Ireland

Posted by Picasa

Athlone - Ireland

Posted by Picasa

Athlone - Ireland

Posted by Picasa

Athlone - Ireland

















Workshop com a participação de aproximadamente umas
100 pessoas.


Hora de prestar muita atenção.
Posted by Picasa

Athlone - Ireland

















Chegando na PDU de OSS para participar do workshop
Posted by Picasa

Athlone - Ireland

Posted by Picasa

Athlone - Ireland

















Hora de tomar o ônibus para ir ao trabalho.

Preço 1 Euro :)
Posted by Picasa

Athlone - Ireland

















Depois de uma longa viagem.
Posted by Picasa

FrankFurt - Alemanha

Posted by Picasa

Frankfurt - Alemanha

Posted by Picasa

Frankfurt - Alemanha

















É verdade !
Aqui é muito comum comer batatas e linguiças.
Posted by Picasa

Frankfurt - Alemanha

















Hora do café da manhã.

Vendo as opções ...........
Posted by Picasa

Frankfurt - Alemanha

















Duty Free = Livre de Impostos


A idéia do duty free é estimular o viajante a comprar no próprio país liberando os impostos.
Posted by Picasa

Frankfurt - Alemanha

















Chegando em Frankfurt.
Agora é esperar 6 horas e embarcar para Dublin.
Posted by Picasa

Aeroporto de Guarulhos

















Por favor autoridades, observem  o tamanho da fila para embarque internacional.
Isso aqui está péssimo e só percebe ou sente quem nela está.


De olho na infraestrutura do país. :)


Pé_No_Mundo
Posted by Picasa

sábado, 19 de março de 2011

Athlone - Irlanda














Athlone (em irlandês Baile Átha Luain, significando "vila no vau Luan") é uma cidade daIrlanda, situada no centro da ilha, a sul de Loch Ribh, com 15.936 habitantes (2004). É a maior cidade do Condado de Westmeath. Possui um potente posto emissor.
O coração da cidade tanto geográfica como economicamente é o castelo. A história militar desta cidade remonta à antiguidade. A sua localização à beira do vau do rio Shannon e ainda por estar relativamente próximo de terrenos férteis, deram a esta cidade uma importância estratégica. Foi ainda um lugar de disputas tribais. Em 1001 Brian Bórumatrouxe o seu exército de Kincora até a esta cidade.
Foi construída uma ponte sobre o rio Shannon no século XII e foi construído um forte para proteger a cidade por Turloch Mor O'Conor.
Os maiores empregadores desta cidade são companhias multinacionais como a Ericsson(telemóveis ou celulares) e também firmas locais como a Elán. A cidade possui fábricas deplásticos (em particular de polímero), existindo mesmo nesta cidade um Instituto Tecnológico que faz curso sobre polímeros.
Posted by Picasa

terça-feira, 15 de março de 2011

Estações do Ano

Terra 



Na figura acima estão esquematizadas 4 posições sucessivas e diametralmente opostas para as quais deve-se chamar a atenção dos alunos. Supondo que a demonstração começou na posição A, vê-se que o hemisfério 1 está totalmente iluminado enquanto o hemisfério 2 fica apenas parcialmente iluminado. Assim sendo, é verão no hemisfério 1 e inverno no hemisfério 2. Isso só pode ocorrer devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da órbita. E, sendo constante esta inclinação, enquanto a Terra gira ao redor do Sol, quando ela estiver passando pelo ponto B é facilmente observável, na demonstração proposta , que ambos os hemisférios agora estão igualmente iluminados. Portanto o hemisfério 1 passou a receber menos luz (passou de verão para outono) e o hemisfério 2 passou a receber mais luz (passou de inverno para primavera). 
Continuando a Terra em seu movimento de translação e com seu eixo sempre inclinado da mesma maneira, quando ela passar pela posição C indicada na figura , o hemisfério 1, que tinha perdido iluminação ao passar de A para B (quando passou de verão para o outono), perdeu ainda mais iluminação, passando do outono para o inverno. Justamente o contrário aconteceu com o hemisfério 2, que quando passou de A para B ficou mais iluminado (passou de inverno para primavera), agora ficou ainda mais iluminado  passando de primavera para verão. O processo inverso ocorre indo de C para D e retornando à posição inicial A.


http://www.oba.org.br/cursos/astronomia/explicandoastronomia1.htm

domingo, 13 de março de 2011

Comida Caseira

















Comida caseira feita com muito amor !




Posted by Picasa

Núcleo Atômico, Fissão Nuclear, Reator Nuclear, Japão, Terremoto, Tsunami, Fukushima


Três reatores  da usina de Fukushima , que sofreu uma explosão no sábado 12/11/2011  devido ao terremoto  ocorrido no dia 11/03/2011,  correm riscos. A agência da ONU anuncia estado de emergência em mais uma instalação nuclear no país.


Núcleo Atômico 


Tudo o que existe no mundo observável é feito de matéria, que por sua vez é composta por partículas chamadas  átomos.Esses átomos têm em seu interior um centro ( o núcleo atômico) que é rodeado por camadas bem definidas de energia onde giram os elétrons ( partículas negativas e -). O centro do átomo costuma ser em média de 10 a 100 vezes menos que ele e comporta dentro de si os prótons ( paetículas positivas p) e os nêutrons (partículas neutra n). Alguns átomos possuem núcleos instáveis, ou seja, que estão em constante processo de desintegração nuclear, o que propicia a liberação das radiações e α, β e γ.  p. Como estão sempre em instabilidade, qualquer partícula que seja adicionada a esse núcleo pode, em suma, provocar a sua desintegração total em energia e uma maior liberação de partículas que se movem em alta velocidade. Essse é o princípio da fissão nuclear realizada nos reatores das usinas nucleares ou no interior das estruturas de uma bomba atômica. 

Fissão Nuclear 

Fissão Nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois menores e mais leves, como por exemplo, após a colisão de uma partícula nêutron no mesmo. Esse processo pode ser rotineiramente observado em usinas nucleares e/ou em bombas atômicas. 
No diagrama acima temos representado a fissão nuclear do átomo de urânio: o nêutron colide com o núcleo que fica instável e se divide em dois novos menores e mais leves ( bário e criptônio), que por sua vez se desintegram em energia, radiação gama e alguns nêutrons.

Reator Nuclear 
Um reator nuclear é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reação nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis como o plutônio pra armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.


Uma central nuclear pode conter vários reatores. Atualmente apenas os reatores de fissão são empregados para a produção de energia comercial, porém os reatores nucleares de fusão estão sendo empregados em fase experimental.
De uma forma simples, as primeiras versões de reator nuclear produzem calor dividindo átomos, diferentemente das estações de energia convencionais, que produzem calor queimando combustível. O calor produzido serve para ferver água, que irá fazer funcionar turbinas a vapor para gerar eletricidade. Um reator produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiação neutrônica e gama. Ambas são mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenças, leucemia e, por fim, a morte. O reator deve ser rodeado de um espesso escudo de cimento e aço, para evitar fugas prejudiciais de radiação. As matérias radioativas são manejadas por controle remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiação.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki
Didática: Maurício do Carmo Souza