quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Gênese


















Olá amigos visitantes,


Dois elementos ou, se quiserem, duas forças regem o Universo: o elemento espiritual e o elemento material; da ação simultânea
destes dois princípios nascem os fenômenos especiais que são naturalmente inexplicáveis, se se faz abstração de um deles,
absolutamente como a formação da água seria inexplicável se se fizesse abstração de um dos dois elementos constitutivos: o oxigênio
e o hidrogênio.

Na tentativa de compreender um pouco as leis do Universo, comecei a estudar sériamente estas duas forças da seguinte forma:


Elemento Espiritual

Estudei e ainda estudo vários dos 73 livros que compoem a Bíblia Católica Sagrada. Alguns deles dos 5 livros do Pentateuco, outros dos considerados 16 livros históricos, dos 7 livros sapienciais, alguns livros proféticos e depois li todos os livros do " Novo Testamento " marcado pelo nascimento de " Jesus Cristo " meu mestre que é o caminho a verdade e a vida.

Elemento Material

Tive a felicidade de estudar engenharia elétrica na " Escola Federal de Engenharia de Itajubá " onde aprendi o método científico de investigação durante os primeiros anos da faculdade nos cursos básicos de matemática, física e química.
Durante este período minha professora sugeriu estudar "Filosofia " ao invés de "Engenharia" porque as respostas que eu estava buscando não seriam respondidas no curso de Engenharia Elétrica. Continuei o curso assim mesmo, afinal não é possível viver filosofando.



Conclusão : Enquanto não uni a Religião com a Ciência não consegui entender os " fenômenos especiais ".



Nota: Suas críticas e comentários são muito bem vindas !


Boa Leitura
Pé_No_Mundo
Posted by Picasa

2 comentários:

Eudison de Paula Leal disse...

Maurício,
Professor Maurício, Salve!
Peço sua permissão para me manifestar a respeito da realidade espírito/matéria.
Não tenho embasamento escolar para dar sustentação às minhas palavras, mas, mesmo assim, reitero o pedido de licença para me expressar.
Quando nossos olhares se voltam para entender - tentar entender - nossas origens, físicas ou espirituais, nos deparamos com uma limitação muito grande: "Os limites da nossa capacidade de entendimento". Dou como exemplo os números absurdamente grande de quilômetros que separa os astros. A grandeza destes números são incompreensíveis para o nosso entendimento.
Outro exemplo muito simples: medir o diâmetro de um fio de cabelo usando uma régua comum.
Até onde eu consigo entender, (sou muito limitado) nossa capacidade de assimilação de certos conceitos teóricos vão se tornando extremamente difíceis a medida que ganhamos profundidade na prospecção. Este fato, por exemplo, nos distancia, sobremaneira, dos cientistas diante das suas elocubrações matemáticas.

Quanto a realidade espiritual, a dificuldade é semelhante. Quanto mais estudamos sobre os "fenômenos" espirituais, mais complexo o assunto se torna, e, sentimos, o peso das nossas limitações. Maurício, você é professor. Faça uma experiência: vá a uma Escola de Primeiro Grau, na turma do primeiro ano, e tente explicar aos "pequenos" (entenda a semelhança) Álgebra de Boole.
A dificuldade que você irá experimentar é a mesma que os Espíritos Evoluídos sentem ao tentarem nos explicar as coisas do "invisível".

Muito obrigado por me conceder a oportunidade do comentário no seu blog, o blog do estudioso sincero.
Fraternalmente,
Leal - aprendiz em TODAS as instâncias da Vida. Literalmente.
*

Daniela Marchi disse...

Querido Maurício, eu iria deixar uns escritos, mas o Eudison já deu uma aula (risos), entretanto, quero que saiba que seu 'Pé_no_Mundo' é um dos repositórios de Luz da internet. Deus _Pai te ampare sempre nesta empreitada de iluminação de mentes e propagação de conhecimentos úteis e edificantes. Dani.