sábado, 11 de setembro de 2010

Ansiedade = Mente Acelerada
















Para se livrar da ansiedade é preciso,em primeiro lugar, compreender melhor seu funcionamento. A ansiedade resulta de um processo de aceleração da mente humana quando ela entra em contato com algo tido como novo, situação que geralmente a faz supor haver ameaças para a estabilidade do indivíduo.
Ao preferir o conforto do conhecido, a mente acaba criando a ilusão de que é preciso controlar também o desconhecido, impondo à pessoa a obrigação de antecipar os acontecimentos.
Boas ou más, daí surgem as expectativas. No momento em que as sensações de instabilidade e insegurança passam a representar algo desagradável, começam a aparecer os quadros ansiosos.
Trazendo para o mundo das corridas: imagine um corredor que vai participar de uma prova no dia seguinte.
Está bem treinado, mas tem dúvidas sobre como chegar até a largada, não conhece direito o percurso, não tem certeza de como funcionará a organização do evento, não sabe como estará o tempo, essas coisas todas. Sua mente começa a acelerar: “...acordar a que horas? ...chegar quanto tempo antes? ...largar forte ou maneirar?... haverá água no primeiro posto?....estará quente?... será que a tal subida é mesmo puxada?” E acelera cada vez mais em busca das respostas que ainda não existem na sua mente. Dá-se então o looping da ansiedade, uma espécie de bola de neve que só faz crescer: quanto menos respostas encontra, mais a mente acelera, mais busca o controle e mais acentua a sensação de pressa.
Posto o problema, como o corredor deve lidar com a situação? Como pode controlar, diminuir ou até mesmo eliminar os efeitos maléficos da ansiedade que sente? Os especialistas afirmam que para isso acontecer é preciso reduzir a atividade mental.
A desaceleração da mente gera uma sensação de paz de espírito e de calma, que reduz o quadro ansioso.
Eis as recomendações:

PARA DESACELERAR A MENTE


1- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz. Isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e, por conseqüência, a mente.

2- Procure entender que quando um problema novo aparece, a solução não está na sua mente.Tampouco no seu pensamento. Está no fato em si. Quando for possível, analise o novo e busque entendê-lo. Aumente as informações e o conhecimento sobre ele.

3- Admita - e aceite! - uma certa dose de falta de controle. Abra mão da prepotência de sua mente e entenda que não tem poderes para controlar tudo. Destino e sorte também fazem parte da vida.
Ainda bem !

4- Em determinadas situações, agir é o melhor remédio. Problemas e novidades são resolvidos mais com ação do que com especulação. Concentre-se no seu objetivo e faça o melhor que estiver ao seu alcance.

5- Admita a possibilidade de perder. Não queira ganhar a qualquer preço. Este tipo de comportamento, além de acelerar a mente, aumenta e muito a chance de derrota.

6- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.

7- Reconhecida como especialidade médica, a acupuntura costuma ser uma boa aliada. Massagens   terapêuticas, Shiatsu, Do-in e terapias alternativas como a dos Florais, Cromoterapia e Biodança também podem ajudar a desacelerar.

8- Em último caso, quando a mente ficar buzinando internamente que o pior está por vir, use expressões mágicas do tipo: “Seja o que Deus quiser”, “Dane-se” ou “Estou preparado para o que der e vier”. Experimente! Tentar não custa nada. Muitos já se deram bem. O próximo pode ser você.


Fonte: http://www.ansiedade.com.br/Sections/Artigos/livrar/livrar.html


Posted by Picasa

Um comentário:

Daniela Marchi disse...

Excelente postagem, Maurício. Adorei. Seja abençoado! Posso por no Átrio? É de sua autoria? Dan.