segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aeroporto Madrid-Barajas


















O Aeroporto Madrid-Barajas (código IATA: MAD, código OACI: LEMD) é o principal terminal aeroviário da capital de Espanha, operado pela espanhola AENA(em castelhano) (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea) localizado no nordeste da capital, distrito deBarajas a 12 Km do centro da cidade, sendo o quarto maior da Europa (Barajas, 2009) e o décimo primeiro do Mundo.
É o principal aeroporto espanhol de tráfego de passageiros, mercadorias e de operações. Os terminais estão localizados em Madrid, mas as pistas de vôos foram prolongadas porAlcobendas, San Sebastián de los Reyes e Paracuellos de Jarama(em castelhano). Inaugurado em 1928, o aeroporto entrou em serviço a 22 de Abril de 1931, embora houvesse testes de vôos na terra desde a sua inauguração.
É o aeroporto europeu que mais ligações tem com a América Hispânica, devido às boas ligações com quase todos os aeroportos espanhóis. A rota que une o Aeroporto Madrid-Barajas com o Aeroporto de Barcelona é uma rota que têm o maior número de vôos por semana em todo o mundo (Oag, 2009), após a abertura em 2008 da Linha de Alta Velocidade de Madrid-Barcelona o tráfego reduziu-se notavelmente nesta rota (El, 2008), o comboio de alta velocidade conseguiu atrair cerca de 50% dos passageiros entre as duas cidades (El, 2009).
Em 2007 houve 52,1 milhões de passageiros, mas o número desceu para pouco mais de 50 milhões no ano seguinte. A AENA não fornece dados dos ganhos ou perdas gerados por cada aeroporto em sua rede, mas de acordo com números fornecidos pela AENA a uma publicação específica do sector, indica que no ano de 2004, o EBITDA de Madrid-Barajas (incluíndo o custo elevado do transporte marítimo Air inerentes ao aeroporto) foi de 173 milhões de euros, convertendo-o no que mais benefícios obteve (La, 2006).
Este aeroporto é o principal hub da Iberia, que possui vôos para praticamente toda Europa, algumas cidades dos Estados Unidos, África e Ásia, além de vários vôos para a América Latina, com destaque para Salvador, São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: