domingo, 13 de março de 2011

Núcleo Atômico, Fissão Nuclear, Reator Nuclear, Japão, Terremoto, Tsunami, Fukushima


Três reatores  da usina de Fukushima , que sofreu uma explosão no sábado 12/11/2011  devido ao terremoto  ocorrido no dia 11/03/2011,  correm riscos. A agência da ONU anuncia estado de emergência em mais uma instalação nuclear no país.


Núcleo Atômico 


Tudo o que existe no mundo observável é feito de matéria, que por sua vez é composta por partículas chamadas  átomos.Esses átomos têm em seu interior um centro ( o núcleo atômico) que é rodeado por camadas bem definidas de energia onde giram os elétrons ( partículas negativas e -). O centro do átomo costuma ser em média de 10 a 100 vezes menos que ele e comporta dentro de si os prótons ( paetículas positivas p) e os nêutrons (partículas neutra n). Alguns átomos possuem núcleos instáveis, ou seja, que estão em constante processo de desintegração nuclear, o que propicia a liberação das radiações e α, β e γ.  p. Como estão sempre em instabilidade, qualquer partícula que seja adicionada a esse núcleo pode, em suma, provocar a sua desintegração total em energia e uma maior liberação de partículas que se movem em alta velocidade. Essse é o princípio da fissão nuclear realizada nos reatores das usinas nucleares ou no interior das estruturas de uma bomba atômica. 

Fissão Nuclear 

Fissão Nuclear é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois menores e mais leves, como por exemplo, após a colisão de uma partícula nêutron no mesmo. Esse processo pode ser rotineiramente observado em usinas nucleares e/ou em bombas atômicas. 
No diagrama acima temos representado a fissão nuclear do átomo de urânio: o nêutron colide com o núcleo que fica instável e se divide em dois novos menores e mais leves ( bário e criptônio), que por sua vez se desintegram em energia, radiação gama e alguns nêutrons.

Reator Nuclear 
Um reator nuclear é uma câmara de resfriamento hermética, blindada contra a radiação, onde é controlada uma reação nuclear para a obtenção de energia, produção de materiais fissionáveis como o plutônio pra armamentos nucleares, propulsão de submarinos e satélites artificiais ou para pesquisas.


Uma central nuclear pode conter vários reatores. Atualmente apenas os reatores de fissão são empregados para a produção de energia comercial, porém os reatores nucleares de fusão estão sendo empregados em fase experimental.
De uma forma simples, as primeiras versões de reator nuclear produzem calor dividindo átomos, diferentemente das estações de energia convencionais, que produzem calor queimando combustível. O calor produzido serve para ferver água, que irá fazer funcionar turbinas a vapor para gerar eletricidade. Um reator produz grandes quantidades de calor e intensas correntes de radiação neutrônica e gama. Ambas são mortais para todas as formas de vida mesmo em quantidades pequenas, causando doenças, leucemia e, por fim, a morte. O reator deve ser rodeado de um espesso escudo de cimento e aço, para evitar fugas prejudiciais de radiação. As matérias radioativas são manejadas por controle remoto e armazenadas em contentores de chumbo, um excelente escudo contra a radiação.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki
Didática: Maurício do Carmo Souza 



Nenhum comentário: