terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As Bem Aventuranças














Olá Amigos Visitantes,


Sempre gostei de filosofar, mas não sabia o que era isso " Filosofar " nem tampouco sabia que existia um nome para esta investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
Desde de a adolecência  sempre quiz saber de tudo e sempre aborrecia meus pais com a seguintes perguntas
O que é isso ? Por que é assim ?


Lembro de uma pergunta em Curitiba quando tinha uns 6 anos de idade ( começando a ler ) como descrita abaixo:
Dentro de um ônibus avistei uma sorveteria com o nome de Formigão logo após decifrar a palavra  então já lancei a pergunta para minha mãe.

Por que Formigão ? Que nome estranho para uma sorveteria !
Ela sorriu e me explicou que como a formiga gostava muito de doce o dono da sorveteria colocou este nome na sorveteria pois o sorvete também é doce.


Com o tempo  as perguntas foram ficando mais complexas conforme avançava nos estudos, no colégio técnico tive contato pela primeira vez na vida com uma aula de filosofia com um professor que havia sido padre por um bom tempo de sua vida. E me lembro bem que a questão era o significado do "Belo".
Palavra tão pequena mas tão complexa para um grupo de adolecentes.
Senti na pele, o que minha mãe sentia com minhas incontáveis perguntas.


E o tempo foi passando enquanto eu admirava as estrelas, o universo, escutava meus professores da catequese tentando explicar os ensinamentos de Jesus de acordo com o que haviam aprendido e escutado e interpretado e minhas perguntas iam sempre aumentando e as respostas diminuindo pois as perguntas eram mais complexas.  Na faculdade durante meu curso de Engenharia Elétrica minha professora sugeriu
que eu mudasse de curso e fosse estudar Filosofia pois as perguntas que tinha em mente não seriam respondidas durante meu curso de Engenharia. Fiquei confuso, pois como poderia viver filosofando e por outro lado a eletricidade, o magnetismo e o eletromagnetismo  sempre me fascinaram portanto eu tinha que conciliar as duas coisas. Optei então em deixar a filosofia para um segundo plano.

Decidi então terminar meus estudos na Faculdade, consegui um bom emprego, constitui uma família e agora que acredito ter  algumas boas respostas decidi compartilhá-las.

Nunca havia comprendido bem estas sábias palavras.
Vou começar pelas Bem Aventuranças como descrito abaixo:


Após passar quase toda a noite em profunda meditação e em oração com o Deus-Pai, Jesus viu a multidão ali presente na colina, os discípulos foram se aproximando, e o Mestre iluminado pela Luz da Divindade falou:



Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os que choram,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos,
porque herdarão a Terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois foi assim que perseguiram os profetas, que vieram antes de vós.”


Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br



Agora que conhecemos a lista das Bem Aventuranças  devemos  interpretá -las para que entendamos seu significado.
Nas próximas postagens discutiremos uma a uma.


Seus comentários e críticas  são muito bem vindos !



Grande abraço a todos
Maurício

Nenhum comentário: