quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”

.

Podemos afirmar que, Jesus prepara o Reino dos Céus para os humildes, para os que tem a simplicidade de coração. A humildade nos aproxima de Deus, enquanto o orgulho nos distancia Dele.
Os “pobres em espírito” são os que tem a modéstia em afirmar que nada sabem, que reconhecem as suas fraquezas e estão constantemente buscando o seu aperfeiçoamento e a lapidação das suas imperfeições.
Não podemos confundir humildade com pobreza. Esta Bem-Aventurança levou muita gente na Idade Média, achando que “bem-aventurados os pobres, que o Reino dos Céus seriam deles”, a abdicar os bens materiais, vivendo na miséria e indigência. Há ricos em matéria que são excelente pessoas, boas e caridosas. Há pobres que são maus, cruéis. E podemos dizer que o contrário também ocorre. O dinheiro pode ser útil para fazer a caridade, como pode ser usado somente para a satisfação pessoal e a ganância.

O que esta Bem-Aventurança diz é que o apego material é um obstáculo para a salvação. Os bens materiais, quando bem aplicados, podem ajudar a melhorar e salvar vidas, trazendo o progresso e a evolução da humanidade.
Jesus coloca a humildade no plano das virtudes que precisamos adquirir para merecermos a glória das almas redimidas.

Fonte: http://www.terraespiritual.locaweb.com.br

Nenhum comentário: